quarta-feira, 24 de julho de 2013

Hackday Transporte Público


Nas últimas semanas, a equipe deste blog participou, em conjunto com diversos outros interessados, de um conjunto de reuniões e atividades sobre transporte público. Organizado pela CCD (Casa de Cultura Digital), a ideia original era um encontro único para analisar o tema, mas acabou se estendendo para diversos encontros e a formação de um grupo de trabalho. Apesar desta extensão, este grupo optou ainda por ser chamado de Hackday Transporte Público de Porto Alegre.

A ideia principal do grupo é aumentar a transparência do sistema de transporte público. Estamos buscando esta meta através de diversos ações. Por enquanto, nosso foco ainda é apenas no modal ônibus, mas pretendemos expandi-lo no futuro próximo para outros modais.

Estamos hoje liberando os dois primeiros frutos deste trabalho:



A ferramenta simplificada de simulação apresenta propostas simples que normalmente escutamos as pessoas defendendo na rua. A ideia desta ferramenta é estimular o debate, mostrando sem complicações o resultado destas ideias. Todos os seus cálculos são baseados na planilha de simulação publicada por este blog em abril deste ano (e recentemente atualizada). A ferramenta pode ser acessada aqui.

Ferramenta simplificada de simulação.

Naturalmente, esta ferramenta não permite cenários complexos, nem é este seu objetivo. A ideia aqui é aumentar a discussão sobre o assunto, bem como mostrar que não há medida que seja uma panaceia para o problema do alto valor da tarifa. A solução deve ser atingida através de um conjunto de medidas. E, devido a sua simplicidade, esperamos que ela possa ter um alto impacto de circulação, e que parte destas pessoas se interesse pela análises mais complexas.

O segundo artefato liberado hoje é uma proposta abrangente para o problema da tarifa. Esta proposta é baseada na proposta publicada neste blog em abril, mas teve uma avaliação mais detalhada e crítica. Itens não factíveis ou datas pouco realistas foram revistas. Novas ações foram incluídas e a metodologia de cálculo atualizada com base nos novos dados liberados pela prefeitura. Nos casos em que existe legislação que impede alguma das ações, informamos qual é esta legislação e como deve ser alterada.

Embora seja completa e permita a sua aplicação de forma integral, esta proposta não tem por objetivo ser fechada. Antes, ela apresenta um ponto de início par ao diálogo e mostra como o problema pode ser resolvido por meio de um plano de ações bem fundamentado. Acreditamos que propostas diferentes podem e devem ser elaboradas, enriquecendo ainda mais o debate.

O objetivo com esta proposta é apresentá-la para grupos de influência, sejam eles vereadores, EPTC, prefeitura, grupos sociais, etc. Caso tenhas contato com qualquer um destes grupos, entre em contato conosco. Agradecemos qualquer ajuda para atingir estes grupos.

Próximos Passos


Apesar de termos avançados em muitos pontos, ainda há muito trabalho a ser feito. Estamos trabalhando em outras frentes, conforme conseguimos interessados em desenvolvê-las. Alguns dos pontos que seguimos trabalhando são:

  • Reavaliação das Linhas de Ônibus: Parte fundamental da proposta apresentada e, na minha opinião, de qualquer proposta séria para o problema. Temos hoje um mapeamento das linhas de ônibus e estamos trabalhando com análises geográficas de modo a propor um sistema integrado. 
  • Divulgação: Estamos buscando vários dados já apresentados aqui no blog ou disponibilizados pela prefeitura, mas com o objetivo de apresentá-los de forma simplificada (gráficos, imagens, etc). A ideia é atingir a grande massa de leitores que fogem de textos longos e herméticos.
Ainda há muitos outros pontos importantes que não possuem grupos, tais como:
  • Avaliação do sistema de transporte intermunicipal;
  • Avaliação de outros modais de massa como trem, metrô e VLT;
  • Avaliação do modal lotação;
  • Propostas de melhoria para o modal táxi;
  • Melhorias para o tráfego de pedestres;
  • Insira aqui sua ideia!

Caso tenhas interesse em ajudar, não deixe de nos procurar. Temos um grupo de discussão aberto para este tema e podemos ser contatados por meio dele. O endereço é hackdaypoa@googlegroups.com.

3 comentários:

  1. O que tem haver o IPTU??? Aumento de 50% do IPTU? Querem que aumente o imposto sobre residência? Só pode ter sido um engano.

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  2. Unknown,
    A proposta de aumento do IPTU circulou (se é que não faz parte do conjunto de propostas) no Movimento Passe Livre de São Paulo. A ideia original era que se usasse um aumento deste imposto para subsidiar as passagem (e, no caso, atingir o passe livre).

    Eu concordo com esta ideia? Não. Alguém concorda? Certamente! Esta proposta está ali justamente para esta pessoa. Este trabalho - do qual sou colaborador, mas não criador - tenta garantir que pessoas de diversas matizes políticas diferentes possam simular seus pontos de vista, não apenas eu ou tu.

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  3. Os protestos não são apenas contra o transporte caro e DESUMANO - das "...pessoas espremidas como em lata de sardinha..."
    É contra a acultura da superficialidade manipuladora, entorpecendo e alienando para se tolerar a extorsão institucionalizada: uma disfarçada escravidão: http://padilla-luiz.blogspot.com.br/2013/06/transporte-caro-e-desumano.html

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