domingo, 23 de junho de 2013

Redução das Passagens de Ônibus

Para o leitor assíduo, nada de novo aqui. Para os recém chegados, realizei, nos últimos meses, um trabalho amplo sobre o sistema de transporte público em Porto Alegre, modal ônibus. O objetivo era entender como o sistema funciona, como as tarifa são calculadas, quais são os problemas estruturais, etc.

Para simplificar os recém chegados, faço aqui uma coletânea (na verdade mais um índice) deste trabalho, para facilitar quem quer estudar o problema. O estudo se divide em duas partes.

Propostas


Para enriquecer a discussão, elaborei algumas propostas para redução da tarifa e simulações de ações no transporte público. Algumas propostas são mais complexas, outras mais simples. Todas, entretanto, estão baseadas em números, em oposição a meros palpites.

Os artigos sobre este tema são:

Uma Proposta Para o transporte PúblicoUma proposta para reduzir o valor das passagens e melhorar a qualidade do serviço.
Imposto para o transporte PúblicoUma resposta a primeira proposta do Fortunati para tentar resolver o problema do alto custo das passagens, seguida de uma segunda proposta minha para redução.
Formas Alternativas de Arrecadação (parte 1): Aqui estudo como se comportaria o sistema se o preço das passagens fosse baseado no quilômetro rodado da viagem ou mesmo do passageiros (como um táxi).
Formas Alternativas de Arrecadação (parte 2): Uma melhoria no modelo apresentado antes, agora prevendo um teto para o valor da passagem e outras possibilidades de simulação.
Formas Alternativas de Arrecadação (parte 3): Aqui mostro qual seria o impacto da criação de um passe mensal. 

Como o Sistema Funciona


Aqui explico como a taifa é calcula, os problemas estruturais do sistema, entre outros. A ideia não é ficar em contemporizações, mas avaliar qualitativamente e quantitativamente o problema. Lendo estes artigos, o leitor estará apto a fazer suas próprias propostas.

Os artigos sobre este tema são:

Iniciando o DiálogoIntrodução ao conjunto de indicadores e vocabulário usado pela EPTC e o básico do cálculo da tarifa. 
Mais Sobre Custos: Análise detalhada de como funciona o sistema de cálculo de custo das tarifas. 
Receitas e DemandasComo está a situação da arrecadação do sistema de transporte. Como está se comportando a demanda dos passageiros. 
Por que as Passagens Sobem?Análise dos motivos por trás do aumento das passagens e comparação com outras cidades. 
Me dê Números!: Como usar todos estes conceitos para simular cenários. Disponibilizo uma planilha que permite calcular o valor da passagem simplesmente informando parâmetros para diversos cenários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário