terça-feira, 16 de abril de 2013

Chega!!!

Logo após completar 100 dias de governo, a prefeitura mostra falência administrativa total! São apenas 100 dias, mas a quantidade de erros cometidos está em um nível alarmante! Obras atrasadas (alguém tem novidades sobre isto?), plano diretor ignorado, greve e operações tartaruga no transporte público, aumento de passagem de ônibus abusivo, protestos.

Alguém poderia dizer que são percalços necessários, mas há ainda um agravante: a prefeitura perdeu em todas as situações em que foi confrontada! O corte das árvores foi cancelado pela justiça (após a prefeitura ignorar os manifestantes e decidir continuar com o corte); as greves, embora ilegais, não foram punidas; a operação tartaruga não foi punida; o aumento das passagens foi revertido; mesmo com protestos muitas vezes violentos, a opinião pública (e até jornais como a ZH) passaram a apoiar, mesmo que parcialmente, as reivindicações dos manifestantes.

Mas isto tudo é pouco! A prefeitura encontra-se em um momento raro historicamente para realizar investimentos. Há ampla oferta de financiamento e, ainda assim, insiste em errar. E está errando mais feio com a mais importante, cara e desejada obra das últimas décadas: o metrô!

Hoje a prefeitura anunciou que solicitará uma nova Proposta de Manifestação de Interesse (PMI). Isto porque, das duas propostas recebidas, uma não apresentou os itens mínimos exigidos e outra orçou o projeto em R$ 9,5 bilhões, enquanto qualquer pessoa com acesso à Internet saberia dizer que a prefeitura dispões de cerca de R$ 2,4 bilhões para a obra.

O caso da obra do metrô é uma amostra clara da falta de competência em gestão dos envolvidos. Após mais de um ano tentando conseguir modelar financeiramente a obra parte-se para o projeto. Para tanto, a prefeitura lança em 10 de setembro de 2012 uma solicitação de manifestação de interesse para receber "estudos de viabilidade técnica, ambiental, econômico-financeira e jurídica, bem como projetos e estudos técnicos em nível de detalhamento suficiente para composição do Edital de contratação de Parceria Público Privada". O documento prevê a entrega dos projetos em 12 de novembro de 2012.

Em que mundo louco vive um burocrata que acha possível elaborar uma proposta técnica, ambiental, (...) em 2 meses?! Como era óbvio, o prazo de entrega foi postergado diversas vezes até a data de 7 de fevereiro de 2013, ou seja, 5 meses para elaboração do projeto. A prefeitura precisou então de 2 meses apenas para analisar os projetos entregues (o mesmo tempo que haviam previsto para as empresas elaborá-los originalmente).

Resumo do que ocorre até o momento: passaram-se 7 meses e evoluímos quase nada. Pior, a prefeitura mostrou que precisa de 2 meses apenas para identificar que uma proposta custa mais de 3 vezes o orçado!!!

Erros acontecem, mas não temos que ser indefinidamente tolerantes. Já passou da hora de cabeças começarem a rolar na prefeitura! Os secretários de Obras de Viação de Gestão e o diretor da EPTC seria uma boa lista. Temos mais 3 anos e 8 meses de mandato do atual prefeito - a administração precisa da uma guinada urgentemente!

O prefeito precisa declarar quem é o novo responsável pelo metrô e esta pessoa deve colocar um cronograma crível. Já estamos atrasados, não pretendemos que ele sirva para a Copa, então vamos parar com a correria e fazer direito! Que se abra uma nova solicitação de manifestação de interesse, agora com um tempo apropriado (Quanto? Não sei dizer, digamos 6 meses!). Se o projeto da Odebresh foi parcialmente aceito, ele deve ser tornado público imediatamente, de modo que todos possamos avaliá-lo, inclusive quem submeterá os próximos projetos.

É triste me ver obrigado a dizer isso, mas, se estas ações não form feitas, prefiro que o metrô não saia. Não quero que saia, pois gastaremos uma quantia enorme de dinheiro para realizar uma obra de baixa qualidade, provavelmente muito mais cara do que o necessário e de pouca transparência. É ainda mais triste, pois não sei quando teremos outra oportunidade como esta para realizar este tipo de investimento.

Mais Informações Sobre o Metrô

Um comentário:

  1. Essa é a prefeitura real, o resto é marketing e simpatia das corporações "amigas".

    ResponderExcluir